Dias 74 e 75

Quarta-feira sossegada. Nada de extraordinário acontecendo.

Bom, se é que se pode chamar de ‘normal’ ficar caçando músicas na internet com licença Creative Commons…

Quinta-feira mais aulas – e o tablet não é muito prático pra fazer exercícios…

Na noite de ontem dei uma olhada pela internet em lugares onde eu posso conseguir músicas “sem direitos autorais”, ou melhor dizendo, músicas de uso livre. A Creative Commons vem trabalhando nesse sentido, de proporcionar ao mundo um meio de compartilhar seus trabalhos. Existem alguns tipos de licença editados pela Creative Commons, mas o que me interessa contém os seguintes princípios:

  • Atribution
  • Non-Commercial
  • Share-alike

Basicamente isso significa que esse material (as músicas) PODEM SER DISTRIBUÍDOS, MODIFICADOS e outras coisas, desde que o autor apareça nos créditos – ou seja de alguma maneira indicado, que o uso não seja comercial (AKA, sem ganhos financeiros para mim), e que o produto gerado seja distribuído de forma semelhante.

Essa parte é simples de entender, no sentido do uso das licenças. Porém, para consegui-las, o buraco é mais embaixo. Você não pode utilizar material que não lhe pertence sem a autorização do dono. E em alguns momentos é quase impossível rastrear todos os donos de alguma coisa.

Felizmente vídeos são propriedade do cinegrafista 😀

Bom, encontrei 4 sites de onde tirar músicas, mas apenas em um deles encontrei material que me agradou. São eles:

Vários estilos, diversos gêneros. Punk, Metal, Rock clássico… e essas coisas que se vê hoje em dia. No Newgrounds encontrei algumas músicas legais, de diferentes artistas. Já estão na lista de espera para receber um vídeo 😀

Quinta-feira foi bem mais interessante. Um almoço na mensa foi preparatório pra aula de Sistemas embarcados, onde vimos propriedades de BARRAMENTO e aprendemos a fazer análise de performance de diferentes protocolos, com diferentes otimizações. Barramento, explicando rapidamente, é um modelo de conexão entre os diversos elementos de um computador – HD, Vídeo, Memória RAM, Leitor de CD, CPU. Dentro da CPU podem existir outros barramentos, ligando as várias memórias auxiliares (cache) e os núcleos de processamento.

Seria lindo se o tablet facilitasse a minha vida.

Bom, ele tem sido ótimo pra copiar textos – e fazer anotações nos slides dos professores – mas escrever e desenhar tabelas ficou um pouco complicado, ao menos no aplicativo que estou usando. Não acho que valha a pena buscar um outro aplicativo – esse praticamente imita papel na minha mão –  principalmente por que o uso que gostaria nessa aula é bem específico. Prefiro deixar todo o material em um arquivo só que espalhá-lo em diversos arquivos.

Ainda assim, escalonar pedidos de uso do barramento foi divertido – Parecia escalonar etapas de instruções Assembly (“código de máquina”) em um núcleo.

Depois, ao voltar pra casa, encontro um e-mail na lista de Videogame Design and Programming. Um grupo ainda não tem nenhum membro!

Cacete, essa galera parece meio bairrista! Bom, como ele admitiu ser brasileiro, vamos dar um ajuda ao rapaz (e o game concept dele é bom – o Paralel Realities). Amanhã conversamos um pouco depois do seminário de VDP.

Ah, já estou formando grupos com um pessoal italiano! Em Embedded Systems parece que o pessoal é mais receptivo. Claro, me comunicar sem grandes dificuldades em italiano ajuda.

Ah, Magic World Cup em Nice! Com certeza vou lá – Mark Rosewater, PV, Edel, e outros jogadores famosos do mundo todo estarão lá! Só espero que não saia [muito] do meu budget!

Anúncios

~ por nesello em 2014 11 10.

2 Respostas to “Dias 74 e 75”

  1. Fotos Paulo…. cadê as fotos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: