Proposta de Redação 5

Dia de eleição – e cada vez mais próximo do vestibular.

Desta vez temos uma charge que serve de inspiração para a proposta, ao que tudo indica, dos professores do positivo.

A charge, de autoria do cartunista Nani, foi divulgada pelo site Charges on line (www.chargesonline.com.br) em 9 de agosto de 2010. Faça uma interpretação dessa charge em uma redação de até 10 (dez) linhas. Seu texto deve ser autônomo(ou seja, não deve pressupor que o leitor conheça a charge) e contemplar, não necessariamente nessa ordem:

  • uma apresentação do contexto em que a charge foi divulgada;
  • a identificação das pessoas e dos grupos representados;
  • menção à fonte da qual foi extraída a charge.

O Irã, estado moderno com política ainda muito ligada à religião, recentemente condenou à morte por apedrejamento, sob as acusações de adultério e homicídio, a mulher Sakineh. Noticiada por todo o mundo, a iraniana alega ter confessado o crime sob tortura, prática condenada por, atualmente, quase todo o mundo, fato este que levou o cartunista Nani a publicar uma charge onde, aproveitando as relações diplomáticas entre Brasil e Irã, o Presidente Lula pergunta a Ahmadinejad, líder iraniano, se este conhece a lei Maria da Penha, que protege as mulheres contra uma série de violências. Veiculada dia 09 de agosto de 2010 no site http://www.chargesonline.com.br , a imagem trabalha a agressão que Sakineh sofreu, sem, contudo, julgá-la por seu crime.

Novamente, poucas correções ortográficas. Uma vírgula(duvidosa) após “morte” e um ponto e vírgula antes de fato, no lugar da vírgula. Um erro que me chamou a atenção foi no trecho “…em uma charge onde…”, já que o conectivo mais adequado seria “em que”, no lugar do “onde”. Admito, “em que” é muito mais adequado à situação.

Ainda não descobri o que eles querem obter com “linguagem diferenciada”, mas vamos lá. Ainda tenho algum tempo. Nessa redação, obtive outro 7,6.

42 dias.

Anúncios

~ por nesello em 2010 10 03.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: