Proposta de Redação 4

Tempo vem e vai. E estou cada vez com menos tempo.

A proposta, diretamente da UFPR,  vestibular de inverno deste ano, pede uma transformação de discurso. Tenho um fragmento de entrevista e, em um texto entre 8 e 10 linhas, tenho que transcrever para discurso indireto informações a respeito do motivo que levou o Romário(esse mesmo) a entrar na política, bem como a escolha partidária dele.

Em entrevista à revista IstoÉ, publicada na edição de 3 de junho de 2010, o ex-jogador Romário informa as razões pelas quais optou por lançar carreira política. Uma vez distante dos campos de futebol, o então dirigente do América busca, por meio da política, ampliar o alcance das atividades esportivas para crianças e adolescentes, em especial, os marginalizados da sociedade. Indagado quanto à escolha partidária, o garoto-propaganda da Brahma comenta que, ao tratar de suas ideias com o presidente do PSB , partido que, segundo ele, é experiente nas práticas sociais, recebeu total apoio, fato que o fez definí-lo como seu partido.

Contando com duas correções ortográficas(a vírgula após “especial” e o acento em “defini-lo”), estranhei a nota, 7,6 , apresentando, pela grade de avaliação, problemas em progressão e coerência (sério mesmo, alguém pode apontá-los? por mais que eu leia e releia, parece tudo estar no devido lugar!) e em coesão.

Esse critério de coesão é que é estranho. O que eles querem com “Uso diferenciado de linguagem”? Que eu escreva uma obra artística literária ao fazer transposição de discurso? A proposta limita (um monte) o quanto podemos “pirar” sobre o conteúdo!É estranho que esperem figuras de linguagem, vocábulos mais precisos, enfim, meios de surpreender você leitor, numa transformação de discurso(aonde, tecnicamente, não posso dizer nada que já não fora dito)!

Agora que já leram o texto, tenho um link para a entrevista original.

Anúncios

~ por nesello em 2010 09 23.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: