Proposta de redação 2

Continuando minha empreitada rumo à faculdade, esta segunda proposta quer que eu continue um texto. Adaptada de um vestibular da UFPE, precisei dar continuidade a um parágrafo:

Novembro de 2009. O mundo respira aliviado e celebra vinte anos sem o muro de Berlim. O que se celebra, na verdade, não é a queda de uma parede de tijolos ou de um monumento, mas o fim de tudo que essa parede simbolizava. Entretanto, enquanto o mundo comemora a queda do muro de Berlim, também lamenta a existência e o surgimento de novos “muros” no mundo contemporâneo, tanto no sentido literal, quanto figurado.

O muro presente na fronteira dos EUA com o México marca, fisicamente, uma divisão sócio-econômica. Construído para impedir que imigrantes ilegais entrem na grande potência mundial, esta barreira tenta proteger a economia e os empregos da população yankee.

Mais do que isso, esse muro é um símbolo, como o de Berlim, de uma divisão, mas, diferente daquele, que marcava a existência de duas formas de governo bastante distintas, este evidencia a desigualdade existente entre os vários países do mundo. De um lado, temos o ostensivo luxo yankee, com seus gastos desnecessários, seguindo o “american way of life”, enquanto o vizinho sofre com a fome, doença, miséria e trabalho desumano.
Provavelmente, alguns de vocês vão perceber que daria para continuar e texto, mas, graças à comissão de vestibular, não era necessário concluí-lo. A proposta pedia uma articulação clara com o parágrafo inicial, que fossem introduzidos novos fatos concretos e informações, para garantir a progressão do tema, e que fossem expandidos os dois aspectos sugeridos na última frase do parágrafo original.

Nessa proposta, recebi a nota 8,8 , sem apresentar muitos problemas. Eu mereci mesmo essa nota?

Anúncios

~ por nesello em 2010 09 12.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: