Proposta de redação 1

Pois bem, como o vestibular está ocupando uma boa parte do meu tempo, vou colocar aqui as redações que tenho feito durante minha preparação.

Proposta 1:

Redija uma narrativa, contando uma experiência pessoal em que você tenha sido vítima de alguma espécie de preconceito – por exemplo: devido à etnia, à religião, à condição socio-econômica, ao gênero, etc.

Como conclusão do texto, teça comentários sobre a presença desse tipo de preconceito em nossa sociedade.

Quando entrei na 1ª série, tinha uma mania bem característica. Eu chorava por qualquer coisa. Provavelmente para chamar a atenção. O importante é que, em pouco tempo, recebi um apelido que me incomodava: Gay. Bicha, biba e alguns do gênero – ainda sem conotação sexual – vieram no pacote. Como resposta, lembro-me de, até o fim da segunda série, fazer meu minidicionário de Língua Portuguesa voar pela sala de aula. Depois disso, a mania de chorar por qualquer coisa foi se perdendo. Aos 9 e 10 anos, pouco fui provocado e, menos ainda, respondi a tais provocações.

Não é qualquer pessoa que respeita as outras. Compreender que o normal é ser diferente contraria uma porção de ideias do senso comum, como a de que “homem não chora”. Tais generalizações desumanizam as pessoas, uma vez que o humano perde o que lhe é próprio, a individualidade.

Se tem uma coisa que eu detesto nessas redações é o pouco espaço para escrevê-las. Esta redação – um diagnóstico em relação à minha capacidade de escrever – recebeu um conceito “D” (pior conceito que eu poderia ter). Foi tão horrível assim?

~ por nesello em 2010 09 06.

2 Respostas to “Proposta de redação 1”

  1. Na verdade foi sim, nao gsotei fico sem sentido pareci mais uma conversa do que uma redação de um pre-vestibulando.

    • Obrigado pelo comentário Alline!

      A proposta pedia uma narrativa, e eu detesto fazer narrativas em pouco espaço. Pra mim, parece que fica incompleto(e eu tenho essa sensação quando releio esta redação, de que deveria ter colocado mais).

      Sei que não falei no post, mas nunca havia escrito uma narrativa em redação. As experiências minhas mais próximas são os contos que publiquei aqui no blog.

      De qualquer maneira, continue acompanhando minha série sobre o pré-vestibular! Seus comentários são muito bem-vindos!

Deixe um comentário

 
