Livro do Mês – Cidade dos Hereges

Até onde o amor pode levar uma pessoa?

Até onde a ganância pode levar uma pessoa?

Cidade dos Hereges conta a história de criação do Sudário de Turim, de maneira fictícea, e, paralelamente, cria uma sociedade anarquista próximo a 1350. O questionamento sobre o sexo por parte de um noviço e uma noviça leva-os a reformular todo o dogma da igreja católica, tomando, por princípio, o amor ao próximo.

A leitura pode ser tranquila, se você simplesmente aceitar os comentários feitos sobre a Bíblia, e se tornar mais complexa, conforme as personagens são analisadas. As motivações são bastante simples, mas a argumentação usada dentro do texto é bastante complexa de acompanhar, como terceiro.

As personagens, o Duque Geoffroy de Charny, nobre que busca consolidar seu poder sobre suas terras – e, assim, enriquecer ainda mais – não mede esforços para atingir seus objetivos, o que o leva a dominar a vida da própria filha, buscando benefício próprio. Christine, sua filha, busca amor na figura misteriosa de Jesus Cristo, até que esbarra, um dia, com “O filho” em vida. Aurélio, que porta um corpo muito semelhante ao de cristo, busca o significado de sua vida na religião, e encontra em Christine um propósito pelo qual viver.

Dividido em três partes, cada uma bem específica e clara quanto ao seu objetivo, o livro narra de maneira descompromissada três histórias, que convergem em duas e, finalmente, tornam-se uma só. Acompanha o desenvolvimento das ações dos personagens, com um linguajar bastante persuassivo.

A descrição histórica, a meu ver, é deixada de lado na obra. Embora utilize a história como base, pouco se fala das sociedade, exceto o necessário para op decorrer tranquilo da obra.

Seus personagens atrativos – e, por que não, humanos – ajudam a tornar esta leitura ainda mais fascinante.

Cidade dos Hereges é de Federico Andahazi, e é editado pela Editora Planeta.

Boa leitura.

Anúncios

~ por nesello em 2010 05 19.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: