Auto-escola

Atualmente, para você possuir uma carteira de habilitação, O DETRAN-PR(não sei como está em outros estados) exige uma quantidade de aulas teóricas e práticas realizadas em Centros de Formação de Condutores(CFCs).

Fora isso, é realizado um exame físico, dois psicológicos, além das provas teórica e prática. Você só pode realizar uma etapa após ser aprovado nas anteriores. E, para piorar, você só pode marcar as provas após concluir a carga horária de aulas(45 teóricas e 20 práticas). Para garantir que todos os alunos estão tendo as aulas, um leitor biométrico recolhe as digitais de todos os alunos e do professor durante os 10 minutos imediatamente antes do início das aulas, nos 10 minutos de intervalo, e 10 minutos após o fim das aulas(são feitas de 3 a 4 aulas teóricas por dia, dependendo do turno e auto-escola).

Esse é o padrão para as auto-escolas. Agora, serei sincero. Sabem o que aprendi nessas 45 aulas teóricas?

Muito pouco.

Grande parte das aulas é focada para a legislação e direção defensiva. As aulas são superficiais, o material, básico. E, claro, a decoreba é cobrada solta(afinal, você pode até lembrar quais são as infrações, mas não a multa e penalidades envolvidas).

As aulas de primeiros socorros não preparam a pessoa para praticá-los. Bem como as de mecânica(por via das dúvidas, vá ao mecânico ou chame o socorro. Melhor do que piorar uma situação ruim).

As de cidadania e meio ambiente são COMPLETAMENTE descartáveis.

Agora me resta uma dúvida. Essas aulas todas estão lá para formarem um condutor, ou um ser humano(coisa que a escola E a família deveriam fazer)?

Anúncios

~ por nesello em 2010 03 19.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: