Inveja, ou como viver a vida de outro.

Inveja, um defeito capital. Todos conhecemos a inveja, mas poucos sabemos controlá-la, ou mesmo identificá-la. Afinal, o que é essa tal de inveja?

Inveja, pelo senso comum, é você querer aquilo que pertence a outro. Pode ser um objeto(um carro, por exemplo), pode ser uma característica pessoal( inteligência interpessoal), ou, ainda, um benefício emocional, racional, entre outros. Aqui vemos o mais imediato da inveja, uma espécie de ódio pelo que o invejado possui ou recebe. O que quero, com esse texto, é mostrar que a inveja pode ser mais que esse sentimento destrutivo.

Se analizar-mos comm calma, a inveja pode se estender desse sentimento odioso para um trlhar o caminho do outro. Pode não estar vinculado ao ódio, pois, em ambos os casos, você deixa de pensar em algo próprio para seguir um outro. Trocar as próprias decisões pelas que outra pessoa tomou pode não trazer os mesmos resultados. Afinal, duas pessoas ainda são diferentes, por mais parecidas que possam ser.

Abdicar da sua escolha. Essa é a verdadeira inveja. Você deixa de ser um artista, de visualizar apenas o contorno de seu futuro, para ser um artesão, e ter certeza de que o que você faz não é especial. Afinal, você não criou.

O caminho que você escolher, em ambitos pessoais ou coletivos, profissionais, sociais, e , mesmo familiares, pode ter uma base, ou ser inspirado no de outra pessoa. Mas não se esqueça que você escolheu esse caminho. Seguir o caminho de outro, pelos fins que ele obteve, é que nunca deverá ser seu objetivo.

Anúncios

~ por nesello em 2010 02 26.

Uma resposta to “Inveja, ou como viver a vida de outro.”

  1. necessario verificar:)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: