Relações Humanas – Existe amor ainda?

Mês passado suportei um amigo desprezado pela ex-namorada. Desprezado por ela, por querer ter um espaço para crescer profissionalmente. Ela, por outro lado, queria que ele largasse o ensino médio incompleto, o sonho da faculdade de medicina, e a família, para ir morar com ela em uma cidade estranha, dependendo de um sebo cuidado pela família.

Nada contra os sebos, acho muito bom que existam, mas o motivo dela é que me incomoda. Ela quis tê-lo, possuí-lo perto de si. Quis que ele abandonasse suas vontades por ela. E que as vontades dela fossem todas feitas. Mostrou-se possessiva, é lógico, e muito ciumenta.

Isso me levou a refletir sobre o relacionamento humano. Existe, realmente, um interesse maior, ou apenas interesses para o ego?

A maioria das pessoas que conheço são guiadas pelo ego. Isso inclui, obviamente, eu mesmo. fazemos coisas por prazer, muito provavelmente pouco se importando com as consequências. Nos aproximamos das pessoas por um interesse egoísta, que nos torna mais cômodos. Como um círculo vicioso, inflamos nosso ego e queremos inflá-lo cada vez mais.

Porém, existem pessoas que tentam, em sua relação, desenvolver seus valores morais. É possível mediar os interesses, cada um abrir espaço para o outro. Falta-nos bom senso e comunicação.

Interesses pessoais são perigosos. Vivemos em grupo. Nossos interesses podem ou não atrapalhar outros? Cabe a cada um de nós encontrar essa resposta, e avaliá-la de um ponto de vista moral.

Anúncios

~ por nesello em 2010 02 08.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: