Livro do mês – Caçadores de Bruxas

Olá.

Quase fim do mês, momento ideal para falar sobre um livro!

O livro deste mês é Caçadores de Bruxas.

A história se concentra em sete personagens, envolvidos em uma série de acontecimentos aparentemente sem nexo. Suas idades e vivências variam, mas nem por isso deixam de ser carismáticos. Vemos suas relações se formarem, e se desenvolverem.

Mas as relações dos personagens não são o foco da história. A superação dos problemas que surgem fazem com que eles reflitam, como em um processo dialético. O desenvolvimento das personagens é notável, se comparado com as mesmas personagens que iniciaram a história.

O narrador é um personagem à parte. Ele é exatamente um contador de histórias – o próprio se define como um. Habilidoso, ele cria uma aura de mistério, momentos de calmaria, esconde e mostra interrelações. Muitas vezes ele é sincero e verdadeiro, mas, em outras, ele propositalmente esconde algumas informações. Apenas para, mais para frente, retornar nelas e surpreender o leitor.

A história se passa em Nova Ether, mundo criado por entidades inimagináveis – os Semideuses. Diferente dos Deuses, que existem por si só, os Semideuses, uma vez concebidos, precisam de algo que pense neles, para continuar sua existência. Quando um semideus criador é concebido, um mundo inteiro é criado por ele. Nova Ether é um desses mundos.

A obra trabalha temas psicológicos de uma maneira sutil, disfarçada. O medo, a felicidade, a mágoa, a surpresa. Situações tão humanas e tão incompreendidas por muitos de nós, mas que aproximam a história aos leitores. Inspirada em diversos contos de fadas, cada detalhe se mostra tão verdadeiro, tão concreto, que é difícil não duvidar que os contos que habitam seu subconsciente não foram modificados pelas areias do tempo.

Cada capítulo trabalha um núcleo de personagens, abrindo um espaço para o suspense. Em alguns momentos, um evento comum é visto por diversos núcleos, em uma série de capítulos curtos, até ser resolvido em conjunto de um dos núcleos.

Interessante que uma obra tão boa de ler, digna de comparação com escritores estrangeiros, tenha sido concebida pelas mãos de um brasileiro.

Com vontade de ler? Caçadores de Bruxas pertence à série Dragões de Éter. Seu escritor é Raphael Draccon, e a editora, Planeta.

Anúncios

~ por nesello em 2010 01 25.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: